segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O inicio

Tudo começou quando Adolf Hitler em 1934 sonhava em com "Volkswagen", em alemão carro do povo, inspirado no sucesso do que já fazia o Ford Modelo T. Durante o seu discurso de abertura do Salão Internacional de Berlim, o ditador declarou que considerava o desenho e a construção do carro do povo uma medida prioritária para a industria automobilística alemã. Mais tarde ele acrescentou que esse veículo deveria ter velocidade maxima de 100 km/h; ser capaz de enfrentar subidas de 30%; consumir no maximo 7 litros a cada 100 km, uma vez que o conbustivel era caro (o povo não poderia gastar mais de 3 marcos a cada 100 km); ter espaço para no minimo para 4 pessoas; custar no maximo 1000 marcos imperiais e, principalmente, ser rfrigerado a ar, porque nem todas as casas alemãs possuíam garagem, e,no inverno, a água no radiador congelaria.

O engenheiro convidado a participar no desenvolvimento do carro do povo seria o Ferdinand Porsche que já tinha alguns projetos de carro de baixo custo para outro fabricantes de carro como NSU e a fabricante de motocicletas: Zundapp. Em julho de 1934, foi assinado o acordo entre a Associação Alemã de Fabricantes de Automoveis e Ferdinand Porsche, estabelecendo que a empresa Porsche deveria desenvolver o modelo e apresentar o primeiro protótipo em dez meses. O governo alemão pretendia com essa medida era, principalmente, diminuir o atraso em relação aos americanos. Naquela época, na Alemanha, havia um carro para cada 49 pessoas, enquanto nos Estados unidos a proporção era de um carro para 4,5 americanos. Em 1937, mais de 30 protótipos foram testados com o apoio da industria automobilistica alemã. Em 1938 foi lançada a pedra fundamental da fábrica em Fallesleben, nesse mesmo dia o ditador comunicou no mesmo dia - para decepção de Ferdinand Porsche - que daria ao carro o nome de "KDF Wagen", isto é , "carro KDF". Era o começo de uma longa discução. KDF eram as iniciais de Kraft Durch Freude, ou "força através da alegria" O objetivo por trás do nome escolhido por Hitler era meramente politico.
Na mesma época em que Porsche desenvolvia o KDF, outros fabricantes tambem estavam na corrida para produzir um carro popular barato. Entre essas empresas estava a Opel, que desde 1929 pertencia a General Motors. Quando Hitler e sua comitiva visitaram estande da Opel, na abertura do Salão de Berlim de 1938, um dos diretores apresentou-lhes o novo modelo da empresa: "Aqui está o seu carro do povo (Volkswagen em alemão) , Herr Hitler". E o Führer fuzilou sua resposta: "só existe um carro do povo, o KDF Wagen". Mais tarde, porém, tanto o nome da fabrica como o do carro mudariam para "Carro do Povo". De certa forma, quem criou o nome Volkswagen foi a Opel.
Ferdinand Porsche

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