sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Passat 1974

Em Agosto de 1974 a Volkswagen do Brasil apresenta o seu mais novo e moderno lançamento da década, Passat carro mundial da marca que era equipado com motor na dianteira e refrigerado a água e tração na dianteira! Muitos no começo estranharam o carro por ter motor refrigerado a água, uma novidade até então já que todos modelos da Volkswagem era vendidos com motores refrigerado a ar o mesmo do Fusca, que ficava na traseira do veiculo e tinha tração traseira. O carro tinha concepção moderno para época tinha um ótimo espaço no porta malas, desenho elegante e esportivo ao mesmo tempo muitos Volksmaniâco da época o criticava por causa de sua moderna mecânica que anos depois se consagrou e serviu de inspiração para o Gol em 1980!
O carro era equipa com o mais novo motor da marca, refrigerado água o motor 1.5 (MD260), era o mesmo que equipava o modelos na Europa! O carro tinha uma ótima dirigibilidade, era ágil no transito com comportamento supreendente nunca visto em um Volkswagen a ar. Muito elogiado pelas revistas especializadas o carro acabou sendo um grande desenho do momento pois se tratava do mais moderno carro em fabricação no pais e com sintonia com o mercado Europeu.
O Passat chegava ao mercado em duas verções o L (basico) e o LS (intermediario) só em 76 o Passat recebeu o modelo TS (esportivo) equipado com motor 1.6 e acabamento refinado e com faixas decorativas nas laterais!
Passat continuou em produção no Brasil até final de 1989 chamado de Passat Pointer era um modelo a baixo do Santana que era fabricado no Brasil desde 1984 e com sua chegada foi necessário tirar o Passat de produção! Para que não sabe o Santana era o Passat MKII na Europa e aqui era conhecido como Santana!
Passat deixou saudades foi um timo carro e marcou a historia da Volkswagen do Brasil pois foi o primeiro modelo equipado com motor refrigerado a agua na posição dianteira e com tração dianteira, um clássico da década de 70 e 80 que muitos colecionadores tem carinho por esse modelo!

7 comentários:

  1. OLá, tudo bem? Agradeço a visita e o comentário no blog FABIOTV... Esse Passat ainda vejo pelas ruas de SP hehe.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Pequenas correções: O motor 1.5 não era o MD 260, que só veio nos anos 80.
    O carro durou até final de 1988, quando a linha 1989 já havia sido apresentada e foi extinta, sem produção em 1989. Existiam outras versões além do Pointer neste ano.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um passat em processo de restauração,ele é do ano de 74,refrigerado a água motor todo original e monobloco nunca foi estirado...

    ResponderExcluir
  4. O PASSAT 74 A 82 ÉRA UMA PORCARIA, SÓ SERVIA PRA ESQUENTAR, ENTRAVA POEIRA E FEDIA GASOLINA DENTRO, SEM FALAR QUE ATÉ 1976 O CAMBIO ÉRA MUITO RUIM DE ENGATAR MARCHA, ÉRA O TAL DO CAMBIO ALEMÂO. EM 1983 FOI QUE MELHOROU COM A 5ª MARCHA E O MOTOR A ALCOOL QUE PELO MENOS NÃO DAVA O CHEIRO DE GASOLINA NO INTERIOR DO VEICULO. PRA MIM JA PARAM DE FABRICAR TARDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORCARIA porque você certamente se teve, teve um lixo mal conservado, qualquer coisa é porcaria quando se tem um porco como proprietário ou então nunca teve nem sequer uma bicicleta para andar.

      Excluir
  5. Foi muito emocionante mesmo,o passat pra mim é inesquecível,desde que foi lançado fez muito sucesso acabou encantando e conquistando os corações de todos os aficionados por todos os carros Volkswagen refrigerados a ar na época,eu acho que ainda poderá ter a trajetória dos passats produzidos pela Volkswagen no Brasil desde 1974 até os últimos em qualquer edição da revista Classic Show,é uma coisa que eu penso,que eu imagino e é o que eu tenho dentro de mim inclusive,isso foi me passando pela cabeça logo depois que comprei a Classic Show com o trajetória do Passat TS,que é o passat na série esportiva recentemente,esse ano de 2014 esse inesquecível carro Volkswagen,que foi recentemente o primeiro carro da VW com tração dianteira e motor dianteiro refrigerado a água recentemente,comemora 40 anos de lançamento oficial no Brasil,sendo que na época em que foi lançado,alem de ser o primeiro carro da VW refrigerado a água,foi tambem um carro médio feito na época com uma intenção de concorrer com o Dodge 1800,que tambem era um carro médio quando foi lançado há 41 anos atrás pela Chrysler do Brasil e com o Corcel tambem,que tambem foi um carro médio ao ser lançado pela Ford no Brasil em 1968 há quase 46 anos já,nossa como o tempo passa,passa bem depressa e voando tambem inclusive,o tempo passa e o tempo voa e os carros antigos continuam dentro de nossa memória e o passat tambem inclusive,mesmo não sendo mais produzido pela VW do Brasil ainda continua conquistando nossos corações inclusive,foram realmente bons tempos aqueles,que saudades,mas se bem que em 1974 quando o passat foi lançado como o primeiro carro da VW como o primeiro carro da marca com motor de refrigeração liquida eu nem era nascido ainda e eu não existia ainda,eu nasci em 1978.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente uma lenda!
    Durabilidade, desempenho e beleza inquestionáveis.
    O Passat é a minha paixão em se tratando de 4 rodas. Meu pai teve um LS 1976 marrom savana que, posteriormente, foi pintado de vermelho royal e transformado para 1983. Viajamos muito nele, viagens e passeios inesquecíveis. Depois de adulto, tive um Village 88 que foi furtado.

    ResponderExcluir